Bispo Julio Freitas
 

5 Segredos do Casamento

Shadow
21 de Janeiro de 2011
5 Segredos do Casamento

5º Orgulhar-se das conquistas

Conte as bênçãos. Os momentos bons, as muitas dificuldades superadas e os objectivos alcançados. A minha primeira descoberta na vida “2 em 1” foi: “Estou a ser conhecido de dentro para fora e aceito!” – penso que isto deve ser um motivo de orgulho, você não acha? Penso que quando o casal já não ri em conjunto é porque não quis sacrificar em conjunto.

4º Equacionar vantagens e desvantagens

Numa entrega incondicional mútua, para que uma relação seja proveitosamente feliz entre duas pessoas terá sempre de existir cinco vantagens e uma desvantagem. Ou seja, após analisar a sua relação afectiva convém que os aspectos positivos suplantem os negativos. Porém, se tem por hábito revelar e apontar mais coisas negativas à sua esposa ou ao seu esposo do que positivas, é necessário sentarem-se e conversarem urgentemente sobre o que está errado no vosso relacionamento e como poderão resolver essas questões. Penso que quando se aponta as muitas falhas ou erros da nossa esposa ou esposo, estamos, na verdade, a tentar justificar (cobrir) os nossos.

3º Dar espaço ao outro

Talvez você ache este terceiro segredo uma incongruência, tendo em conta o anterior, mas a realidade é que, para bem da sua relação nem tudo deve ser feito a dois. É importante que você proporcione à sua parceira o seu espaço de independência. São as saudades que nos fazem sentir a falta, desejar ter o outro por perto e por isso também é importante saber dar espaço ao companheiro/a.São estes momentos que serão também uma mais-valia para a sua relação, pois acrescentarão não só na partilha como na harmonia sentida. Penso que no espaço que cedemos à nossa companheira permitimos que se desenvolva a sua auto-confiança.

2º Projectos em parceria

Quando unimos a nossa vida a outra pessoa passamos a ser “2 em 1”, por isso faz todo o sentido o casal ter projectos comuns. E isto aplica-se a tudo. É natural que ambos tivessem sonhos distintos quando solteiros, mas a visão, o projecto de vida de ambos deverá ser comum quando a sua vida também o passa a ser, pois é quando o oposto acontece que muitas relações tendem a terminar. Muitos casais caminham no mesmo trilho ao longo da vida, com uma mente una e indivisível, contudo, quando começam a fazer projectos distintos é quando chegam a uma bifurcação, e quando o seu caminho se separa, a relação começa a sedimentar-se.

Por isso, em tudo o que projectar na vida inclua a sua cara-metade, pois se ambos tiverem interesses ou até praticarem actividades em comum, como por exemplo fazer exercício ou dançar, ambos continuarão a aprender um com o outro e manterão a relação sempre rejuvenescida. Penso que quem aprende cresce e quem compartilha multiplica-se!

1º Expectativas reais

Existe um equívoco que persiste, ainda nos dias de hoje, tanto da parte dos homens como das mulheres. Eles pensam que elas procuram um príncipe e elas acreditam que eles procuram a “mulher perfeita”. Embora ambas as partes se desunhem para fazer estes mitos cair por terra, a realidade é que eles não são tão irreais assim. A verdade é que todos procuramos um ser humano com roupagem de “príncipe” ou de “cinderela”. Queremos a perfeição que complemente a imperfeição que somos e o que acontece é termos um vislumbre dessa “perfeição” no namoro, quando estamos a tentar conhecer o outro, mas o que temos, na verdade, é apenas as melhores qualidades na “montra”, pois a verdadeira pessoa só iremos conhecer quando casarmos.

Por isso, tenha expectativas razoáveis em relação ao outro para que, desta forma, encontre o equilíbrio e possa desfrutar de todas as coisas boas que um relacionamento proporciona. Penso que o mais importante não é encontrar a pessoa certa e, sim, ser a pessoa certa!

Introdução

Casei aos 19 anos e este ano completo o mesmo número de anos de casado. O que tenho aprendido na vida 2-em-1? Deixo-vos aqui as minhas considerações baseadas na minha experiência, porém, para quem é muito fantasista não espere que seja um conto de fadas, porque as fadas não existem… Mas tendo sido esta a terceira melhor decisão que tomei na vida (superada apenas pela minha entrega a Cristo e depois à Sua Obra) deixo-vos os segredos que me conduziram à felicidade e realização no meu casamento.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas



Se este post lhe ajudou, compartilhe com os seus familiares e amigos:

Shadow

39 Respostas para “5 Segredos do Casamento”

  1. Claudia Eunapolis (Ba)

    16 de Fevereiro de 2011, 14:43

    arrebentouuu…quase nao abro seu blog bispo,mais apartir de hoje vou acessar todos os dias.Deus abençoe ao senhor e a vivi!

  2. Dulce do Espírito Santo

    8 de Fevereiro de 2011, 16:54

    Amo muito o casal.Vocês são lindos.
    Parabéns pelo aniversário do casaamento.
    Que Deus abençoe cada dia mais e mais e que o Senhor e a D.Viviane recebam em dobro tudo o que nos têm dado.

  3. Ana Paula Oening

    7 de Fevereiro de 2011, 16:23

    Sr. Bispo muito bom ler blogs assim, que quando escrevem, escrevem pensando em nos ajudar! Que Deus abençoe cada dia mais o sr. e d.Viviane pelo exemplo e a companhia de todos os dias em seu blog.

  4. lucia junior

    6 de Fevereiro de 2011, 18:27

    quem me drea ser assim feliz um dia!!!!!!!!!!pois eu amo tanto o meu marido mas sinto me mto so eu gostava mto q ele se lembaçe q existo…

  5. Ivete Soares

    5 de Fevereiro de 2011, 10:53

    Bom dia sr. Bp
    Muito importante os 5 segredos, pois da minha parte só tenho que agradecer tudo o que tenho aprendido com os senhores peço a Deus que lhes redobrem a unção a cada dia, dando saúde, forças para ajudar milhões de pessoas que esperam por uma orientação, uma palavra, para que a vida delas possam tomar um novo rumo.
    abraços para sr. e a sua esposa.
    Que Deus abençoe a todos que por esse veículo de comunicação se alimenta espiritualmente falando.

  6. diogo brant

    2 de Fevereiro de 2011, 08:25

    Bom dia bispo

    o que dizer , se contra fatos não há argumentos
    as lutas , as guerras da vida veio e não passaram desapercebidos pois trouxe experiencia
    e esperança ,

    bispo sei que o senhor já tem a benção mas que Deus abencoe mais ainda o senhor e esposa

    diogo brant e rafaela brant

  7. obr.marcinha

    27 de Janeiro de 2011, 04:15

    Ola bp.julio parabens pelo aniversario de casamento com d.vivi

  8. RUI

    24 de Janeiro de 2011, 07:59

    Foram 5 ensinamentos que com certeza ajudaram a edificar casamentos e fortalecer relações Bispo, e este último como todos os outros demonstram o que muitas vezes temos ouvido, os americanos dizem “given for granted”(dado adquirido), e quantas vezes damos como certo o nosso casamento, a nossas esposas, e quando os perdemos por uma ou outra razão, é que damos o devido valor. Queria deixar um último recado sobre este tema:
    Não se deixe enganar, nada é dado adquirido, temos que lutar e vale sempre a pena um esforço quando se trata do nosso companheiro/a…

  9. OBR TATIANA

    21 de Janeiro de 2011, 22:38

    BOA NOITE BISPO!
    BISPO UM DOS MOTIVOS QUE ME LEVOU ATE A IURD FOI EXATAMENTE O TERMINO DO MEU CASAMENTO.
    SOFRI BASTANTE COM TUDO O QUE ACONTECEU E ATE UM DETERMINADO TEMPO ATRÁS DARIA TUDO PARA PODEMOS RECOMESAR TUDO DE NOVO E VIVER BEM, MAIS DEUS ME MOSTROU QUE NÃO ERA ELE A PESSOA QUE ELE ESCOLHEU PARA MIM E AGORA EU VEJO QUE COM PEQUENAS ATITUDES EU TERIA EVITADO TANTAS COISA, POIS FAZIA TUDO O QUE ESTA ESCRITO AQUI SO QUE AUCONTRARIO.
    BISPO SEI QUE DEUS TEM COISA MELHOR PARA MIM, MAIS PRETENDO FAZER DIFERENTE DESSA VEZ QUANDO ESTIVER COM A PESSOA CERTA.
    COMESANDO ESPERANDO EM DEUS A HORA CERTA, O MOMENTO CERTA E A PESSOA CERTA.
    BISPO SEI QUE DEUS ESTA ME MOUDANDO PARA QUANDO ESSE DIA CHEGAR VEJO ISSO NAS COISA QUE LI AQUI.
    NÃO CREIO QUE AS COISAS DE DEUS ACONTECE POR ACASO SE ELE TOCOU NO SENHOR PARA ESCREVER TUDO ISSO E POR QUE SABIA DA MINHA NECESSIDADE DE SABER DE TUDAS ESSAS COISA E MAIS, CREIO QUE ESTA OUVINDO CADA UMA DE MINHAS ORAÇÃO QUANDO PESSO PARA ME MOSTRA TUDO O QUE FIZ E TENHO FEITO DE ERRADO POIS TENHO UMA ENORME VONTADE DE SER UMA NOVO CRIATURA DE FATO E VERDADE…
    NÃO TEM MUITO TEMPO QUE ESTOU ACOMPANHANDO O SENHRO POR AQUI MAIS TEM ME AJUDADO MUITO MESMO DE LONGE…
    OBRIGADO POR TUDO.
    QUE DEUS CONTINUE ACOMPANHANDO O SENHOR E DONA VIVIANE A CADA DIA MAIS.
    SOU DE BRASILIA E ESPERA UM DIA PODER AGRADECER O SENHOR PESSOALMENTE, PRIMEIRAMENTE A DEUS POR TER USADO O SENHOR.
    ATÉ MAIS…

  10. Nayara

    21 de Janeiro de 2011, 20:10

    ta ligado bispo muito forte,eu agradeço por todos os conselhos, muito obrigada pois estou proxima de me casar e quero colocar tudo em pratica para ter um casamento feliz e bem sucedido

  11. bjf2010

    21 de Janeiro de 2011, 16:26

    Caros internautas! Agradeço pelos vossos comentários e fico muito feliz de que este post tenha acrescentado algo de positivo em vossas vidas, assim como tem acrescentado na minha! Do vosso fiel escudeiro Bjf!

  12. RUI

    21 de Janeiro de 2011, 08:00

    A bem da verdade sr. Bispo este é provavelmente um dos maiores problemas das relações, pois é muito fácil ver defeitos nas pessoas e ás vezes nem nos preocupamos se estamos ou se nos estão a magoar. Há formas de evidenciar algo sem que seja de forma destrutiva, e é essencial que as nossas palavras sejam medidas, senão, corremos o risco de estar a magoar a pessoa a quem amamos… Ensinamentos como estes são facilmente colocados em prática e gostaria de realçar que apesar das diferenças que poderão existir (pois ninguém é igual a ninguém), devemos sempre respeitar, saber esperar e saber falar, com a pessoa que nos completa.

  13. Carlos

    20 de Janeiro de 2011, 22:29

    Quando a pessoa assume seus erros ao invés de quer esconde-los, será até compreesiva com seu ou sua companheira, pois quem sabe dos seus muito defeitos verá que não tem o direito de apontar o dedo.
    Bispo, muito obrigado pelas suas mensagens,
    percebo sempre uma pura intenção de ajudar.
    Meus cordiais cumprimentos

  14. NILZA

    20 de Janeiro de 2011, 20:03

    Boa tarde bispo e parabéns,só com o SENHOR JESUS no comando
    para tudo se tornar realidade,é nessa fé que eu estou de ter uma felicidade sentimental.

  15. julio cesar barbosa

    20 de Janeiro de 2011, 19:34

    Que o nosso Deus abençoe o casamento do Senhor aida mais e a Dona Viviane ! como diz a palavra do nosso Deus que não somos perfeitos mas quando conhecemos a Deus procuramos aperfeiçoar nos em tudo ep também no relacionamento com a nossa Auxiliadora ! Obrigado pela oportunidade.

  16. RUI

    20 de Janeiro de 2011, 07:22

    Este ensinamento tanto como os primeiros dois é de extrema importância, pois como se pode construir uma relação de confiança sem que haja um pouco de liberdade, claro está que não é por ter confiança que se deve abusar, mas como o sr. bem diz, é importante também alguma distância, e neste caso vou dar um exemplo:
    Conheço um casal que tem estado emigrado num país da Europa e agora a esposa veio abrir o seu próprio negócio aqui em Portugal e o marido continua lá por questões de trabalho, e numa conversa soube que numa visita que a esposa fez àquele país para ultimar alguns detalhes sobre a sua mudança para cá, foi surpreendida pelo marido com uma noite romântica num hotel, até aí nada de especial (dirá muita gente), mas o facto é que ela confidenciou que o marido nunca antes havia feito tal coisa. E tal como o sr. bispo diz ás vezes um pouco de distância é fundamental para solidificar o casamento, claro está que neste exemplo que dei falei em distância física o que nem sempre é bom, mas uma distância ou liberdade mental e psicológica para a sua própria independência ajuda a manter um bom casamento.

  17. murilo lins

    20 de Janeiro de 2011, 02:53

    Pox isso é exatamente o que eu e minha namorada estamos conversando últimamente,como é bom vermos que estamos desenvolvendo em nosso namoro, fico feliz por estarmos amadurecendo.

    um forte abraço Bp.

  18. Fabiana

    19 de Janeiro de 2011, 16:31

    Arrebentou bispo, muito forte este blog do senhor….

    OBRIGADO MEU DEUS PELA VIDA DO BISPO JULIO FREITAS

  19. Kelren Holanda

    19 de Janeiro de 2011, 14:00

    Olá Bispo muito valioso o que acabei de receber,o casamento será um passo muito importante em minha vida e o assunto as vezes assunta,mas o mesmo e desjável,hoje o que recebemos através dos blogs da Iurd a esse respeito nos fazem refletir bem sobre o assunto e um ensinamento de valor inestimável,pois será muito válido na vida de quem colocar em prática.

  20. RUI

    19 de Janeiro de 2011, 07:08

    Este ponto que o sr. toca sobre projectos e interesses é talvez um dos mais importantes, pois se um dos dois tem um projecto que quer realizar, sem o apoio do outro será mais difícil, senão vejamos:
    Como poderá o cônjuge ter sucesso no projecto se não houver apoio? Ou como poderá ultrapassar um obstáculo que lhe seja deparado sem a força e o ânimo que só alguém(como o esposo ou esposa) pode dar? Há pouco tempo deparei-me com uma situação similar e acredito profundamente que foi a fé em Deus e o apoio que dei à minha esposa que lhe deu forças e alento para realizar o seu projecto, pois quando parecia que tudo corria mal, foi aí que a fé em Deus e também uma palavra de força vinda da minha pessoa a fez prosseguir e hoje o seu projecto é uma realidade. Por essa razão compreendo perfeitamente como este ensinamento é importante no casamento…

  21. Ana

    18 de Janeiro de 2011, 19:17

    Apoiado Srº Bispo
    Eu tambem penso assim.Temos que nos preocupar tambem em ser a Princesa,ou o Princepe da outra pessoa,e não pensarmos só em nós.Obrigada pelas dicas,creio que me ajudaram muito de futuro.Deus abençoe a todos nós.

  22. Rosemeiry

    18 de Janeiro de 2011, 19:08

    Que lindos.

    Amo voces.

  23. Rui Loureiro

    18 de Janeiro de 2011, 14:13

    Bispo em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns pelo aniversário de casamento e em segundo felicitá-lo por este tema… O sr. tem razão muitos são aqueles que procuram os príncipes e princesas, e acabam por apressar aquilo que necessita de alguma cautela. Todos nós temos qualidades e também defeitos, se bem que não os admitemos, hoje em dia dá-se muita importância á beleza física o que coloca em causa o interior da pessoa, pois como sabemos ás vezes o que é bonito por fora é feio por dentro e vice-versa. No entanto não deveríamos reparar tanto neste pormenor e sim se a pessoa em questão é capaz de responder á necessidade de atenção, carinho e compreensão que em certas circunstâncias da vida nos deparamos.Fico á espera dos próximos posts para poder descobrir mais sobre este assunto

  24. João Marques

    18 de Janeiro de 2011, 10:22

    Os anos passam depressa, não é verdade?
    Um dia somos jovens no inicio da vida, e passado algum tempo olhamos para trás e já conquistamos muitas coisas e já vemos outras gerações muito mais novas que nós.
    Deus abencoe todos vocês.

  25. Monica Alves

    18 de Janeiro de 2011, 02:08

    Concordo plenamente,completamente, totalmente com o Senhor.

  26. Aline

    17 de Janeiro de 2011, 22:05

    Legal bispo.

  27. Albertina Vieira

    17 de Janeiro de 2011, 21:57

    AH! como é bom casar! o resto vem depois mas, as diferenças só são superadas com muito amor, respeito, compreensão e sobretudo com a Presença de Deus.
    Muitos parabéns, e que Deus vos abençoe mais e mais, e ,continuem abençoando a muitos mais com o vosso ministério.

  28. GUIDA SANTOS

    17 de Janeiro de 2011, 21:01

    ARREBENTOU BISPO, SEI QUE VAI ME AJUDAR MUITO ESTA DICA.
    POIS É JUSTAMENTE ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DAS IGREJAS,PENA QUE NEM TODO MUNDO TERÁ ACESSO A ESTA DICA MARAVILHOSA.
    NA FÉ SEMPRE.

  29. Elisabeth Soares /Pinhal Novo

    17 de Janeiro de 2011, 19:13

    Boa tarde, venho aqui felicitar-vos pelo aniversário, ao Sr. Bispo e D. Víviane, Que as mais maravilhosas bençãos de Deus os continue a unir. Os senhores são um exemplo para todos nós.
    Com todo o respeito, um grande abraço desejando as maiores felicidades em Cristo Jesus.

  30. sinezia costa

    17 de Janeiro de 2011, 18:40

    parabesns pelo anivesario de casamento

  31. Sheila Patricia

    17 de Janeiro de 2011, 17:29

    Bom dia.Bp.

    Parabéns pelo niver de casamento, na verdade muitas pessoas se deparam com uma realidade que não é nada daquilo que ela gerou como expectativa na época do namoro, por isso devemos viver em equilibrio, pq acima de tudo somos pessoas normais, o que nos diferencia das outras pessoas, é que somos de Deus, e por isso temos um compromisso real e sincero com o nosso conjuge.

    Aprendir que a beleza exterior não conta muito, e hj em dia as pessoas têm sido muito cruéis a esse respeito, pq se deixa influênciar por uma aparência na 1º impressão sendo ela positiva ou não.
    Sempre visei o caracter, sendo muito mais importante e algo de muito peso no momento em que fiz a escolha da pessoa que desejei passar todos os meus dias ao seu lado.

    Amo muito meu esposo, ele é um homem de Deus,alguém que Deus enviou para cuidar de mim, com quem aprendir muito e aprendemos um com o outro todos os dias…ele realmente é um pedaço de mim, quando não estamos juntos devido ao trabalho, sinto que falta realmente um pedaço de mim.

    O nosso Deus é maravilhoso.

    Deus o abençoe sempre, lhe dando muita sabedodria, e que sempre exales o perfume do nosso bom Deus!

  32. Glauce Mendes

    17 de Janeiro de 2011, 17:27

    oLha… essa realmente foi direto à minha inteligencia. Expectativas reais para não cair na ilusão e fantasia que as teorias amorosas oferecem….obrigada

  33. Andréia Braga

    17 de Janeiro de 2011, 17:04

    Desejo que DEus abençõe cada vez mais a esta união para que muitas pessoas sejam abençoadas através deste casal tão lindo a abençoado, abraçosssssss

  34. Isabel

    17 de Janeiro de 2011, 14:51

    Para mim, o seu casamento têm sido uma fonte de inspiração. Muitos parabéns e que todos venhamos a aprender um pouco mais sobre o casamento…

  35. fátima oliveira

    17 de Janeiro de 2011, 14:30

    GRANDE EXEMPLO DE VIDA QUE DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE.CONTINUANDO NOS ABENÇOANDO.E MUITOS PARABENS.TOU NAFÉ

  36. Rui Bacala

    17 de Janeiro de 2011, 13:42

    Querido Bispo Júlio e D. Viviane, parabéns pelo vosso aniversário de casamento que sigam nos abençoando com o vosso exemplo e testemunho. Um abraço deste companheiro de Obra. Rui Bacala

  37. Joice Silva

    17 de Janeiro de 2011, 13:24

    Olá bispo!
    Primeiramente parabéns pelo aniversário de casamento, que Deus abençoe cadad dia mais esse casal.
    Eu namoro à 1 ano e 5 mêses e realmente é verdade, muitas vezes eu pensei que meu namorado quizesse uma mulher perfeita, e ele por muitas vezes também me disse que eu esperava que ele fosse um príncipe. Com o tempo e a convivência, temos aprendido a nos adaptar um ao outro, e antes de cobrarmos um do outro, olhamos para nós, o que devemos mudar em nós mesmos e fazer nosso melhor um para o outro.
    Na Fé.

  38. Nicolás

    17 de Janeiro de 2011, 12:46

    No hay nada mas cierto que esto!

  39. Kelly Carvalho

    17 de Janeiro de 2011, 12:36

    Arrebentou, tenho certeza que essas dicas vão me ajudar muito.
    Sempre na fé!

Deixe um comentário

Shadow